Asia on Fire

BLAZE FEATS: Comentando os marcos do Jpop durante a era Heisei e a nova era imperial do Japão – feat. Shigatsu (Parte 1/2)

18 Comentários

MODELO BLAZE FEATS.png

Olá humanos e AKBzeiros! \o/ Aparentemente a Coréia decidiu que não ia lançar nada relevante durante esses dias, o que tornou difícil tirar leite de pedra pra comentar sobre kpop aqui, então eu achei uma boa hora pra revisitar o jpop e ver o que eu andei perdendo ultimamente (tanto pela preguiça de escavar durante 2 horas até achar algo legal quanto pela falta que o Asian Mixtape faz na hora de panfletar as pérolas). A, e como eu queria poupar tempo e esforço entregar um conteúdo de qualidade pra vocês, eu resolvi chamar uma convidada especial: a nossa ilustríssima Shigatsu, jpopeira mór dos K7s, que SIM, está viva (apenas com preguiça de logar na conta do wordpress). Esse post também vai marcar o primeiro feat do Asia On Fire, e a estréia de um novo quadro aqui: o BLAZE FEATS! Deixem ai nos comentário caso vocês queiram que eu chame alguém específico pra comentar alguma coisa comigo (ou se autopanflete pra esse papel -q). Pra vocês não se perderem, a Shigatsu é a Koda Kumi sensualizando com classe na capa de Is This Trap? e eu sou a Hyoyeon morrendo sufocada por um pato:

kkkkkkkkkkkkk

Sowon

 

Ahem! Fiquem agora com os comentários dela sobre o que está acontecendo atualmente no Japão:

 

 

 

shigatsu profile picture

Shigatsu

 

Primeiramente eu gostaria de agradecer ao meu querido Sowon Xiita pelo convite (finge que eu não tava enchendo o saco dele pedindo biscoito aos jotapopeiros do blog), e por ele ainda estar firme e forte (apesar dos hiatos de 6 meses) mantendo a blogosfera de “asian music” vivíssima junto com alguns outros anjos de luz por ai <3.

Mas indo direto ao assunto, o imperador do Japão Akihito irá abdicar o trono do Crisântemo (esta que é a flor símbolo da família imperial japonesa) em favor do seu filho mais velho Naruhito, o mesmo já vinha dando indícios da decisão desde 2016 por ai, já que preferia se aposentar a ter que diminuir sua presença em compromissos oficiais da casa imperial, e acenava a intenção de delegar a função a alguém mais jovem e saudável. Só que o cargo de imperador é vitalício (na prática só haveria um novo quando o atual morresse) e pra abdicação acontecer era necessária uma loooonga jornada burocrática, incluindo a aprovação do parlamento japonês e o aval do primeiro ministro. Com o Japão sendo uma monarquia constitucional com um regime parlamentar democrático, a função da família imperial é simbólica e cerimonial, mais ou menos como funciona a família real na Inglaterra.

Daí você, jovem diferentão que tem playlist com os mesmos vídeos repetidos no youtube pra dar view pro bias e passa o dia no twitter rindo das desgraças alheias (e as vezes da sua própria) me pergunta:

“Ain o que eu tenho a ver com isso? Japão é tão longe, eu não sou japonesa nem vocês, aliás, isso ai não é um tipo de apropriação….?”

“Nossa que chatice, detesto política, achei que ia ser um post de farofas da Koda Kumi isso aqui”

“Mas a única monarquia que existe e importa não é a do pop? com Madonna rainha e a Britney princesa?”

shigatsu profile picture

Shigatsu

 

Só que como esse blog é muito educativo e sério, nós gostaríamos de abrir os olhos de vocês pra esse acontecimento histórico que meio que tá passando batido por aqui. Sabe jovens, é importante vocês se ligarem no que acontece ao seu redor, tanto no âmbito nacional quanto internacional, não sejam como minha mãe, que quando eu perguntei como foi o impacto da queda do muro de Berlim pra um trabalho de escola, e se ela assistiu a transmissão ao vivo da Globo em 1989,  recebi de resposta um “e porque que eu tinha que prestar atenção num muro caindo?” kkkkkk (beijos mãe).

Nós vivemos uma época única, a última vez que o um Imperador japonês abdicou o trono FOI A 200 ANOS ATRÁS!!!

Sim, nós agora além de termos dois Papas vivos ao mesmo tempo, também teremos dois Imperadores Japoneses, SIMULTANEAMENTE, as chances de isso acontecer na história de novo são pouquíssimas, o mundo está sofrendo muitas mudanças importantes e existem quebras de paradigmas seculares acontecendo a cada dia enquanto você fica ai moscando.

Se você nasceu no começo dos anos 90 como eu, ou antes, também viveu pra ver e ter na memória A PASSAGEM DE UM MILÊNIO PRO OUTRO, já que a mesma mudança do século XX pro XXI também foi a do segundo pro terceiro milênio (tá que o terceiro milênio só conta de 2001 pra frente, mas vocês entenderam…MILÊNIOS!!!!!!!!!!!!2NE1!!!!!!!!), também vimos fim de ciclos e começos de calendários antigos, tipo os dos Maias em 2012 (que na verdade era pra ser o fim do mundo mas o Goku desviou a rota do Nibiru e salvou a terra).

Apreciem a história enquanto ela acontece jovens, pensem nas futuras crianças da família de vocês perguntando como foi viver na época em que as Wonder Girls eram ativas e lançavam marcos na industria fonográfica tipo o  REBOOT, e se existiu mesmo um presidente da república que perguntou sobre uma prática um tanto quanto específica e que também é tag de vídeos pornôs em pleno twitter.

Voltando ao assunto que dá nome a esse post, e respondendo a pergunta que não quer calar “o que isso importa pro jpop?” e eu lhes digo que importa MUUUUUUUUUUUUUUITO!!!!!!!!!!!!! Já que com o fim das atividades do Akihito como Imperador também será o fim da Era Heisei.

Explicando de forma bem superficial, no Japão existe uma contagem de tempo em “Eras” que eles chamam de “Nengo”. É basicamente um calendário próprio bem tradicional (não que seja o único, lá também é adotado o calendário gregoriano desde a revolução na Era Meiji) que zera de uma Era pra outra. Atualmente quando um novo imperador sobe ao trono, é escolhido seu Nengo, que será a referência para o período histórico em que o mesmo foi o chefe da monarquia japonesa, esse sistema é muito antigo e é uma forma dos japoneses “organizarem” sua própria história, similar a época do Império Chinês (essa tradição foi importada de lá, diga-se de passagem, o próprio significado da Era “Heisei” tem raízes no idioma chinês, e significa algo como paz em todos os lados ou espalhando a paz), vale ressaltar que esse sistema de tempo é usado em documentos oficiais do governo e até em livros hoje em dia também, ou seja: está longe de ser obsoleto.

A Era Heisei sucedeu a Era Showa e iniciou-se em 8 de janeiro de  1989 com a coroação do imperador Akihito depois do falecimento do seu pai Hirohito, e vai até o dia 30 de abril o de 2019 quando o mesmo abdicará oficialmente do trono. Do dia 1 de Maio pra frente, na posse do imperador Naruhito, a Era Reiwa se iniciará (a palavra “Reiwa” vem da mais antiga coleção de poesias japonesas, as poesias de Manyoshu,  compiladas em livro por volta de 759 d.c [na Era Nara], e significa algo como paz harmoniosa, ou paz ordenada)

Se você jovem não entendeu bem, vou dar um exemplo prático das datações em Nengo: alguém que nasceu em 2004 do calendário Gregoriano (o que usamos em geral no ocidente, que é separado em antes e depois da morte de Cristo e começa em janeiro),  no calendário japonês tradicional nasceu no ano 16º da Era Heisei, ou quando um bebê nascer agora em 2019 depois de abril, ele será do ano 1º da Era Reiwa, bem simples.

Cheque ai abaixo seu ano de debut na vida, segundo os anos na Era Heisei (tabelinha kibada da Wikipédia, pois estou com preguiça de fazer uma mais dinâmica):

tabela heisei

ou será que você é ainda da Era Showa??????

 

Showa VS Heisei

shigatsu profile picture

Shigatsu

 

Falando em Era Showa, ela foi bastante frutífera pra música, nos brindando com a criação do City Pop e as bandas de New Wave japonês, fora os grandes solistas da época… ahhhh os anos 70/80… nem vivi eles mas sinto saudades, será que a galera da Era Reiwa vai se sentir assim sobre a Era Heisei também? Aposto que sim, por dois motivos: Synthpop e Eurobeat japonês (ahhhhh os sintetizadores, como não amar?).

Sim, o Shynthpop (por si só um subgênero do New Wave), que já era bem apreciado nos final dos anos 80 (obrigada Yellow Magic Orchestra), ganhou um fôlego a mais nos anos 90 com uma galera apostando pesado no estilo, houve também a explosão de popularidade do Eurobeat em terras nipônicas (obrigada Initial D), com o estilo sendo adaptado por produtores de lá tipo o icônico Tetsuya Komuro, que além de dar uma carreira solo pra Namie (dispensa comentários), Ami Suzuki (rainhaaaaaaaaa!!! Vão lá conhecer a rainha das boates) e outras jóias, também nos presentou com o que de melhor uma banda noventista da avex pode nos oferecer, o mitológico Globe (ignorem o nome genérico).

seta pra baixo.png

seta pra cima.png

sério, deem play nisso ai e sintam suas almas alcançando o Nirvana com a voz esganiçada da vocalista enquanto a Sandara Park deles sussurra uns negócios de fundo, perfeito!

shigatsu profile picture

Shigatsu

Eu poderia falar também aqui dos interessantes arquétipos de idols de cada Era, com os “Idols Showa” sendo comuns e de “””aparência suave”””, com roupas ocidentais brilhosas e um cabelo longo pra homens e curto pra mulheres (no fim todo mundo tinha o cabelo batendo nos ombros com o possível adicional de uma franja terrível).

Em contrapartida, os “Idols Heisei” tem que ser “”””””””””refrescantes”””””””””” (leia-se: extremamente jovens e beirando a desnutrição. Sabe aquelas meninas que debutam nesses grupos de 66666666 integrantes aos 10 anos de idade? Pois é) as roupas agora na maioria das vezes seguem um padrão de cor e corte quando se trata de grupos, e os solistas continuam importando roupas ocidentais de marcas caras e cafonas que exploram o trabalho infantil, no geral é isso ai. Ah! E o controle da conduta e vida pessoal Heisei é bem mais rígida que os idols Showas hipies dos anos 70, vale ressaltar.

Mas quem liga pra idol? Eu que não, então fiquem ai com a representação em óleo sobre tela dos dois arquétipos idols femininos de cada Era, tente adivinhar ai qual japonesa representa o quê! Valendo…….

Spoiler: logicamente essas imagens são meramente ilustrativas puramente para efeito de exemplificação, já que a Paola Bracho do icônico duo Bed-in não é uma idol Showa e a Sakura não é japonesa

E pra quebrar esse clima de rivalidade vamos apreciar o Satellite Young, que é um grupo Heisei mas com uma sonoridade que é o supra sumo da Era Showa:

amo esse canal, devia ser condecorado por serviços prestados a humanidade e ao bom gosto

É sempre bom lembrar que o cenário de música eletrônica na industria japonesa é diverso e maravilhoso, muita gente boa bate ponto lá. Aliás, esses dias eu descobri que a produtora SOPHIE que fez a obliteradora e destruidora de almas colab entre a Namie Amuro e a Hatsune Miku, é Sophie Xeon do hinário “Oil of Every Pearl’s Un-Insides”.

Vocês têm noção que essa música conseguiu unir o fã de vocaloide, o fã de diva pop japonesa e o hipster ocidental experimental num mesmo balaio? Isso sim é ser eclético meus jovens. Aliás, o que será da Era Reiwa  sem uma Namie Amuro pra chamar de sua?

Falando em Vocaloid, é impossível entrar no assunto da música na Era Heisei sem explanar sobre a revolução tecnológica e cultural que esse “programa” realizou. Mas se eu for entrar nesse assunto, certamente vou me empolgar demais e isso aqui vai virar um livro do Game Of Thrones em tamanho, pra nossa sorte o maravilhoso Discotheque Dreams no seu especial de um ano fez o post dos sonhos (com o perdão do trocadilho) sobre Vocaloid, explicando tudo e mais um pouco e de forma maravilhosamente clara, vá lá se interar do assunto e pare de achar que a Hatsune Miku é personagem de anime.

Hatsune Miku que, diga-se de passagem, tem mais shows e músicas vendidas que sua favorita terá em 3 vidas, a fada caridosa ainda deu uma carreira pra vários bons artistas por ai, né Wagakki band?

amo esse arranjo tradicional deles, mas a original continua sendo perfeita pra mim

No mais, sejam abertos a novos estilos e artistas gurizada, e não desprezem algo só porque julga antigo. Tem coisa que ta saindo ai em pleno 2019 que é muito mais datado que metade das discografias Showas, vai que um dia uma música aí de outra geração começa a te perseguir…

8b8

do nada…

8b8-1

em todos os lugares…

8b8-2

até na sua mente…

shigatsu profile picture

Shigatsu

 

Isso será um claro chamado espiritual pra você abraçar o jpop e abrir o coração pras nuances sonoras multivérsicas que se aprisionam no âmago da sua psique!!!11! ou só um bug aleatório no algorítimo do youtube

E você Sowon???? prefere o City Pop ou o Eurobeat??? Conseguiu acertar as Eras nas imagens???? Já ouviu Plastic Love toda??????

sowon profile picture

Sowon

 

HÁ! Eu SEI que você estava esperando eu usar os memes da Glória Pires comentando o Oscar agora JU, MAS NÃO DESSA VEZ (provavelmente daqui uns três parágrafos), pois SIM, eu escutei Plastic Love inteira, inclusive adorei e recomendo, vamos todos escutar rainha Maria de novo \o/:

tomara que não derrubem esse vídeo daqui duas semanas

Eu sei que vocês provavelmente não imaginam alguém com uma alma tão farofeira como a minha escutando algo assim, mas Plastic Love é tão maravilhosa que quebra todas as barreiras. Como disse um dos fulaninhos nos comentário do Youtube: Plastic Love é o tipo de música que te deixa extremamente nostálgico relembrando e sentindo saudades de memórias e experiências que você nunca viveu, e eu não poderia concordar mais com essa descrição (muito dos hits da era Showa têm essa capacidade, pelo que eu pude ver). Sério, obrigado ao algorítimo do Youtube por ter me recomendado Plastic Love depois de eu ter assistido um vídeo que não tinha absolutamente nada a ver com a música, melhor coisa. ❤

E EU AMO EUROBEAT. De todos os todos os estilos que eu já vi em músicas japonesas, esse deve ser de longe o que eu mais gostei até agora. Todas as músicas são farofas poderosíssimas que acabariam com toda a carreira do seu fave já nos primeiros 20 segundos, com essa Corpo Sente SAÍDA maravilhosaaargh da Namie Amuro sendo minha preferida do estilo e uma das minhas músicas preferidas do Jpop num todo… é claro, tratando-se de empresas japonesas, obviamente só tem 1 minuto dela no youtube, então se eu fosse vocês eu corria pra baixar ela no seu site de download ilegal favorito. Aproveitem e confiram outros hinos mais antigos dela como Try Me, Chase The Chance, A Walk In The Park e Taiyou no SEASON, vale super a pena.

Meu maior sonho era o eurobeat virar febre de novo no Japão para que todos pudéssemos nos deliciar novamente com farofas de altíssima qualidade. Nesse quesito, vamos dar os pontos pro Fairies que lançou uma música similar em pleno 2018 (e que, obviamente, ficou maravilhosa).

minha bias obviamente é a mina robótica de azul

sowon profile picture

Sowon

 

Já o City Pop… err… eu acho muito tocante sabe… de TODAS as músicas que eu já ouvi… é de uma profundidade que… nossa, muito bom mesmo. Adorei.

ezgif.com-gif-maker (4).gif

shigatsu profile picture

Shigatsu

 

HAHÁ!!!!!! Não duvido que você goste mesmo, até porque Plastic Love que cativou tua alma farofeira é um City Pop puro e aplicado na sua melhor forma, tanto que  foi plagiada na cara dura pelo JYP usada no debut solo da Yubin como influencia da b-side “City Love” e seu álbum com o nome sugestivo e nada criativo de “City Woman” que foi tombadíssimo por direitos autorais tendo o lançamento cancelado e tudo.

O que era questão de tempo, já que agora que o City Pop ta virando mainstream e finalmente saindo do boeiro hipster que o jpopeiro médio enfiou ele. Era lógico que uma galera em algum lugar ia arriscar um revival do estilo a qualquer momento o kpop tomou a frente pra desespero de alguns…talvez nesse caso não arriscaram tanto assim, mas enfim, pelo menos ficamos como a ótima “Lady” de saldo.

imagina as Wonder Girls como banda lançando um álbum todo de City Pop? Sou muito Alice eu sei….

PS: Yubin é minha bias do Wonder Girls, e qualquer jpopeiro xiita que falar um “a” dela vai sofrer!

sowon profile picture

Sowon

sticker_98r3z2wi.png

ENTRANDO NO ASSUNTO DO TÍTULO!!!!!!!!!!!!!

shigatsu profile picture

Shigatsu

 

Agora que vocês estão manjando de tudo (aliás, obrigada pela paciência) vamos analisar o impacto das nossas favoritas durante a Era que está literalmente com os dias contados.

Eis que o frenesi causado pela mudança de Era no Japão ta fazendo a galera ficar nostálgica e ta pipocando de enquetes e premiações populares sobre quem foi o maior nome da Era Heisei na música. Qual a maior diva? Qual o melhor grupo? (e porque ARASHI?) O melhor solista? Os impactos de cada ano Heisei na cultura pop é o assunto da vez, e vamos discutir ele aqui de maneira sóbria e Koda Kumi maior e melhor, todas as votações que não tem ela são fraude neutra.

sowon profile picture

Sowon

 

Utada Hikaru bias rainha lacrante imortal maravilhosa imperatriz de todo o Jpop

 

shigatsu profile picture

Shigatsu

 

Sai utadete! A Koda foi a verdadeira percussora do jpop e sem ela não não existiria nem oxigênio!!!!!!111111!!!!2ne1!!!!!

O Yahoo Japão é um bom lugar pra se ter uma ideia dessa agitação, há dias a galera vem fazendo enquetes lá sobre os marcos da Era Heiseim o que as pessoas esperam da nova Era e o que elas acharam da antiga. Entre otakus querendo saber se One Piece é mais marcante que Dragon Ball e dorameiros tendo que fazer escolhas impossíveis entre Mil litros de lágrimas e Hana Yori Dango, uma pesquisa em especial chamou a atenção dos jotapopeiros, principalmente os das antigas, e a pergunta era:

“Quem você acha que é a artista solo feminina que representa a Era Heisei?”

 

Já pode imaginar né? Os fãs das Pop-pop-pop Divas já estavam com sangue nos olhos pra defender suas respectivas favoritas, detalhe que a votação não durou nem 20 dias e teve quase 160 mil votos. @____@

Vamos apreciar o gráfico:

tabela j-véias

fonte da notícia tendenciosa do Arama já que vocês leem mais em inglês que em japonês

sowon profile picture

Sowon

 

ÉOQ??????

 

 

shigatsu profile picture

Shigatsu

 

Ayu com praticamente 50% de aprovação….da vontade né @?

Lógico que os comentários disso ai na enquete original tão uma delícia, me lembram até os tempos áureos no fórum do jpopsuki. Eles vão desde Utadetes chorando sangue e fazendo apelo a autoridade pra vendas e jogando na cara que a Ayu é flop, Ayudetes não deixando barato e levantando o argumento que ambas tem basicamente o mesmo tempo de carreira e que em 2019 a Hikky tem um total de 37 milhões de álbuns acumulados, marca essa a Ayu já bateu ainda da primeira década de 2000 praticamente, tendo hoje 51 milhões de álbuns físicos vendidos. Daí tem um outro fulano curto e grosso respondendo que a pesquisa é dos últimos 30 anos e não de 2019 só, fora outros gringos aleatórios comentando em inglês e querendo ver o circo pegar fogo e a galera com as acusações de manipulação. ICÔNICO!

Mas o melhor de tudo pra mim foram os viúvos da Namie inconformadíssimos e espumantes com a nossa vampira indisposta preferida EM SEGUNDO! Sendo que a carreira dela durou 25 anos dos 30 da Era Heisei, e já davam como unânime no começo da votação a vitória absoluta dela, fora todo o buzz da aposentadoria e os recordes da última turnê que eles juram que deveria servir de bônus (ahahah amo um barraco).

E lógico, tem os fãs da Koda revoltadxs com o fato de não encontrarem o nome dela pra votar, e que a pessoa que criou a enquete é claramente um Anti-fã blá blá blá, e que todos os votos que estão em “outros/não sei” são de fãs da Koda (o que faz sentido, e deixa o top4 com a santíssima quadrante das solistas japonesas: Ayu, Namie, Utada e Koda). Tem também o povo perguntando quem é Aimyon e outros nomes na lista, enfim…eu estou a dias rindo litros disso ai porque reviveu uma questão sempre polêmica e fez os fãs das jvéias brotarem do chão pra discutir uns com os outros e enaltecer a carreira das suas protegidas….ahhhh tem coisa mais Era Heisei que isso? Logicamente ninguém em nenhum país do mundo leva o Yahoo perguntas a sério, mas todos nós temos fascínios por TOPs então é sempre divertido discutir essas coisas.

Como pessoa que praticamente nasceu e se criou consumindo jpop (de novo, beijos mãe) é meio inegável que a Ayu é o nome mais forte entre as solistas nos últimos anos, na verdade ela é o nome mais forte DE.TODO.O.JPOP.EM.GERAL (discorde em casa).

Ela elevou o patamar da industria japonesa praticamente sozinha no seu ápice de carreira, quem viu sabe que não é exagero o que eu estou falando, o apelido de “Imperatriz do Jpop” reverbera até hoje nos corredores da Avex.

E apesar de várias escolhas questionáveis na carreira, de ter virado as costas pra TV e premiações uns anos ai, ter ganhado a antipatia do japonês conservador casando e se divorciando de maridos gringos, e ter que lidar com vários problemas gravíssimos de saúde (incluindo sua iminente surdez), é basicamente inegável que o título de Face e Visual da Era Heisei pertence a Ayumi Hamasaki.

Se você foi um leitor assíduo do Asian Mixtae, provavelmente sofreu a lavagem cerebral que o Bruno aplicava em forçar tosquice (além do normal dela) na Ayu, mas ainda ha tempo de regenerar sua pobre alma pecadora. Aprecie aí essas imagens em altíssima definição mostrando amor e amizade entre mulheres poderosas e riquíssimas

namie ayu

ahhhhhhhhhhhh a line up da Avex….empresa perfeita, nunca critiquei aliás

 

koda ayu.jpg

– Ai eu disse “vai ser álbum duplo filler sim! e se reclamar lanço mais dois em seguida também”, e eles ficaram fazendo doce lá e por isso eu lancei o AND e DNA daquele jeito.

– Miga sua loka!

 

utada ayu

– Hikaru miga, soube que você finalmente chutou aquele seu marido encostado, ta certíssima!

– Ayu eu devia ter te escutado antes, vamo ver se a gente consegue tirar a Namie da poltrona e ir rolezar pelas noites de Tokyo pra comemorar.

 

sowon profile picture

Sowon

 

GENTE OLHA A UTADA É A UTADA ALI NA ESQUERDA GENTE UTADA RAINHAAAAAA VIEW EM SAKURA DROPS

 

shigatsu profile picture

Shigatsu

 

Já falei demais (como sempre), Sowon nos dê seu parecer! O que você achou da enquete? É tudo trucagem e manipulação da avex? É bot importado das ARMYS pra dar votos não orgânicos pra Ayu? 4% na Utada é sabotagem por ela ser americana? Conte ai.

 

sowon profile picture

Sowon

 

MENTIRAAAAAAAAAA!!1 PROSTITUIÇÃÃÃÃÃO!!!1 Arrr, como assim a Utada não ficou em primeiro com 100% dos votos??? Que porra é essa Japão? Como que eu gasto um post inteiro só pra panfletar Jpop e você me decepciona desse jeito??? Sinceramente viu, e nem pra colocar a Namie em primeiro e dar uma opção pra coitada da Koda também, que ai ela e a Ayu perdiam pra ela e eu tinha outra oportunidade ótima pra usar esse meme maravilhoso:

 

shigatsu profile picture

Shigatsu

 

sowon profile picture

Sowon

 

Quem criou essa enquete??? FIQUE SABENDO QUE EU E OS OUTRO HIKKI-FÃS SOMOS MUITOS E NÓS JÁ SABEMOS DAS MERDAS QUE VOCÊ POSTA NO YAHOO! A gente vai derrubar a sua conta a gente vai derrubar a sua vida!!1 APROVEITE… ENQUANTO… PODE…

shigatsu profile picture

Shigatsu

 

HAHAHAH  a revolta!!!

 

podem vir!!!!!!!!!!!!1

Zoeiras a parte gente, nós aqui somos pessoas sensatas e não fomentamos a rivalidade feminina, só gostamos de ver os fandoms barracar e rir das piadas internas mesmo, tanto que o principal intuito aqui é pregar a palavra da salvação pras almas hereges que ainda não conhecem algumas dessas lendas, que são símbolos absolutos da Era Heisei não só no Japão como no mundo!

Como eu disse lá em cima, estamos vivendo momentos históricos, então agradeça todos os dias por ter nascido nessa época e ser contemporâneo da Koda Kumi de tantas pessoas incríveis!

sowon profile picture

Sowon

 

Ahem! Agora que nós já tivemos uma discussão saudável e produtiva sobre quem é a melhor cantora da Era Heisei que é a Utada, eu a Shigatsu gostaríamos de apresentar pra vocês incríveis playlists curtinhas que a gente fez com o melhor de cada uma delas, pra você que tem pouco contato com jpop conhecer melhor o trabalho de cada uma e escolher a sua bias!!1

AYUMI HAMASAKI!1

Ayumi dispensa comentários. Ela é a cantora que mais vendeu albuns em. toda. a. Ásia, e a segunda artista num geral, atrás apenas do AKB… mas ó, o posto ainda é moralmente de Ayu viu? Já que esse segundo usa de todas as falcatruas possíveis pra inflar as vendas, enquanto que as da Ayu sempre foram orgânicas.

milhares de cópias dos albuns do AKB (incluindo Titiá Titiá) jogadas fora,  por que os fãs trintões queriam apenas os tickets que vinham junto com o album e não o album em si, poxa vida não é mesmo? :v

Pra vocês terem noção do poder da Ayu, teve até uma época em que ela parou de ir na TV e em premiações japonesas, inclusive pedindo para tirarem o nome dela dos indicados, apenas para que o outros tivessem chance de ganhar alguma coisa. Poderosíssima!! Hoje em dia ela pode estar flopando horrores devido à várias decisões erradas (e à hipocrisia do japonês médio), mas ela sem dúvida alguma deixou pra sempre a sua marca no Jpop. Deem play no link do sporifái ai e confiram como se mistura metal e farofa com propriedade e sinta inveja pela interpretação vocal pesadíssima que sua fave jamais terá!!1!

UTADA HIKARU!1!

UTADA MARAVILHOSA!!1 Uma artista que sempre soube como colocar sentimento nas suas músicas e que por isso mesmo é a que mais possui baladas e mid-tempos entre as playlists que a gente selecionou, ela é um grande nome do Soul no Japão e foi também a responsável por trazer o R&B pro Jpop. “First Love”, o seu album de debut no país, já chegou como uma rolo compressor passando por cima de tudo e todos, vendendo mais de 8 milhões de cópias SÓ. NO. JAPÃO. Caso você tenha asco por baladas e faixas mais lentas por estar acostumado com toda a pilha de bosta que costuma pegar top 10 na gaon todos os anos, eu gostaria de lembrar que eu provavelmente sou a pessoa mais farofeira que já pisou no Brasil, e mesmo assim a Utada conseguiu se tornar minha artista preferida da vida. Se isso não te convenceu, não sei mais o que te convence. :v

KODA KUMI!!1

Agora, se você é deSses que sempre imagina um bando de meninas anoréxicas forçando fofura quando te perguntam o que é Jpop, eu apresento pra vocês a verdadeira Sexy Queen do Japão! Koda Kumi foi a responsável por inserir o “ero-kakkoi” na cultura pop japonesa (coisa que ela executa tão bem que basicamente todas que tentaram copiar ela fracassaram), chocando a familia tradicional do Japão de várias maneiras diferentes single após single. Não espere metáforas ou sutileza de Koda, ela trata de temas polêmicos como sexualidade e sexualização de maneira totalmente escancarada e continua dando zero fodas pra sua opinião (isso tudo num país extremamente conservador, vale lembrar).

E a, não ache que ela se resume apenas à sua imagem: ela é a que possui a melhor voz e a melhor técnica vocal entre as quatro, e sua discografia é tão diversa que ela tem verdadeiros hinos em basicamente todos os estilos da música pop (inclusive inventou a mid-tempo sensual antes mesmo do Brave Brothers ser alguém). E a, Namie, Ayu e Utada são ótimas performers (cada uma com suas próprias qualidades), mas Koda eleva tudo a. outro. nível! E por isso mesmo a gente colocou áudios de suas turnês na playlist ai de cima.

NAMIE AMURO!!

RAINHA DAS FAROFAS!1 Não se deixe enganar e ache que  a ausência da discografia dela na Spotify signifique que ela seja uma dessas artistas muito indies e conceituais pra plataforma, porque se tem uma j-véia com potencial pras pistas, essa é a Namie!!! Confiram ai na playlist que eu upei de maneira cagadíssima no Mixcloud a evolução do som dela e percebam que ela consegue acertar em. todos. os. estilos!!1 Por sinal, ela conseguiu mesclar Pop e Hip Hop nas suas farofas como ninguém tinha feito antes no japão, e ainda conseguiu ir de Eurobeat à farofa EDM com verdadeira maestria. Muito se fala sobre como a Namie é preguiçosa em basicamente tudo que faz (basta pesquisar clipes delas por 2 minutos no youtube que você provavelmente vai esbarrar em algum onde ela só fica sentada numa poltrona por 5 minutos inteiros sem se mexer muito), mas a verdade é que ela é uma ótima performer e dançarina (coisa que inclusive ajudou ela a se destacar no início de carreira), e sempre se importou em manter seu som em constante evolução. E a, gostaria de lembrar que ela tem mais de 40 anos tá? E mesmo assim continua mais linda que 90% dos k-idols. Formol assim é pra poucas!

E foi isso da primeira parte terráqueos! A gente teve que dividir o post em duas partes porque no final tudo tinha dado mais de 10 mil palavras @_@. Aguardem pacientemente enquanto a segunda parte com os Raul Gil japoneses não sai, e não se esqueçam de divulgar bastante esse post entre seus amigos jpopeiros.

Comentem ai embaixo o que vocês acharam desse quadro novo, qual sua j-véia favorita e quão maravilhado você ficou com a aula de Jpop que a Shigatsu deu de graça pra vocês!

Autor: Sowon Xiita

milho

18 pensamentos sobre “BLAZE FEATS: Comentando os marcos do Jpop durante a era Heisei e a nova era imperial do Japão – feat. Shigatsu (Parte 1/2)

  1. PERA, NEM TERMINEI DE LER MAS…. AYU RAINHA DA ERA HEISEI!!!!! A ENQUETE N NEGA!!!!!

    Curtir

  2. Agr acabei. Nem acredito q conheço todas as músicas usadas de exemplo no post (menos globe por motivos óbvios).

    Ainda n ouvi a discografia completa das jvelhas, mas já ouvi o suficiente pra ter minhas favoritas e montar minha própria escadinha de favoritas. Minha escadinha de jvelha fica assim: Ayu >>>> Namie >>>> Koda >>>>>>> Utada (a única q eu n ouvi e nem pretendo).

    Aguardando ansiosamente a parte dois do album

    Curtir

  3. Twice voltou e eu to divida:

    Curtir

  4. SOOOOWOOONNN pelo amor, aparece..

    Eles emularam Twice direitinho! E ainda teve de bonus high note do New, Q de center aaaahhh.

    E o stage tá muito cara de Twice mesmo, até a intro aaaaaaaaaaaaaaaa

    Curtir

  5. Poxa vc precisa postar algo. Já assistiu a premiere do Produce X?
    Pse, já temos nossa primeira baixa, e adivinha quem: o Seobin (ou Subin), trainee da JYP. Parece que descobriram que ele era bully no passado, e tanto o Pd quanto a JYP meteram o pé na bunda dele.
    Detalhe com SPOILER: mais uma vez o trainee que sentou na cadeira #1 não vai debutar. A maldição continua viva. Triste pro Midam.

    Curtir

  6. Sowon,cadê a parte 2?ashuashuash.

    Curtir

  7. Gente, POR QUE eu demorei tanto pra ler esse artigo??

    Parabéns pra Shigatsu, a aula sobre as eras do Japão foi bem didática!! E adorei a homenagem às quatro rainhas do j-pop no final! Embora eu tenha uma favorita entre elas (Utada), todas elas têm vários singles maravilhosos. E sim, Ayu é breguíssima – e é exatamente por isso que adoro ela (e Because Of You da Ayu >>>>>>>>>>>> Because Of You do Ne-Yo >>>>>>>>>>>>>> limbo >>>>>>>>>> Because Of You da Kelly Clarkson).

    Não se esqueçam da parte 2 pra esse ano, por favor!

    Curtir

    • Hahahahahh o post é enorme mesmo, desanima de ler (admito que muito disso é minha) por isso foi dividido em partes @__@

      Utada rainha!! mas discordo que a Ayu é brega, e tenho provas visuais disso!!!

      Inventou o animal print, lançando tendências desde 1999.

      Curtir

      • Hahahahahaha, Ayu, a Solange Gomes japonesa! Só que sem ser subcelebridade, e com músicas maravilhosas (Because Of You, Boys & Girls… não me surpreende que ela tenha dominado o Japão por tantos anos; a mulher realmente fazia umas músicas muito boas, especialmente as mais puxadas pro rock)

        Pior que nem foi pelo tamanho do artigo que demorei pra ler (gosto de artigos assim, bem detalhados); só tinha passado batido mesmo, nem sei por quê. Mas a leitura valeu muito a pena; já aguardo pacientemente porém ansiosamente pela parte 2!

        Curtido por 1 pessoa

  8. Pingback: BLAZE FEATS: A Era Heisei Pela Ótica Dos Raul Gils Japoneses – feat. Shigatsu (Parte 2/3) | Asia on Fire

Deixe um comentário